Laboratório de Química Bioorgânica

Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais - UFRJ

Caso o leitor se interesse por maiores detalhes com respeito a criação do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ, unidade onde está instalado o LQB, encontrará no site Memórias da Química - www.memoriasdaquimica.ccs.ufrj.br artigos, entrevista e vídeos que tratam do assunto.

Neste breve histórico sobre a criação do LQB começamos em 1973, quando o então Centro de Pesquisas de Produtos Naturais (CPPN) transferiu-se da Faculdade de Farmácia da UFRJ, onde ocupava alguns laboratórios no campus da Praia Vermelha, e a convite do Prof. Paulo da Silva Lacaz se instalou no recém inaugurado Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha da Cidade Universitária, partilhando o bloco H com o então Departamento de Bioquímica. Apesar da grande expansão do agora Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (IBqM), as duas instituições ainda partilham entre si este bloco. Em xxxx o CPPN se transformou no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) e em 2013 no Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (IPPN).

Por influência do Prof. Benjamin Gilbert, o recém instalado laboratório H1-027 foi dedicado a área de Síntese e Transformações de Produtos Naturais. Nesta mesma época chega ao então CPPN o Prof. Jaime Alberto Rabi, vindo de um pós-doutorado nos EUA, que passa a dividir a coordenação do laboratório com o Prof. Gilbert. Nesta mesma época o Prof. Gilbert transfere-se para o Instituto de Pesquisas da Marinha, no Rio de Janeiro, ainda que visitasse o NPPN diariamente no final da tarde, após o seu expediente, ficando o laboratório sob a coordenação do Prof. Jaime Rabi.

Por influencia do Prof. Gilbert, os trabalhos iniciais foram focados no uso de produtos naturais abundantes no Brasil como matéria-prima em Síntese Orgânica, linha de pesquisas também desenvolvida pelo Prof. Roderick Arthur Barnes no Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro. O Safrol foi um destes produtos. O Prof. Gilbert foi também o responsável inicial pelos estudos de síntese de derivados do Lapachol, visando a obtenção de novas substâncias com ação antineoplásica e antiparasitária. Tanto a química do safrol como de derivados do Lapachol tiveram vários herdeiros no Rio de Janeiro.

Nos anos 1980 passei a dividir com o Prof. Jaime Rabi o laboratório H1-027 e após a sua saída da Universidade, nos anos 1990, passei a coordenar este laboratório. Ao longo destes anos têm sido diversos os nossos interesses. No final da década de 1990, o laboratório, à época chamado de Laboratório de Síntese Assimétrica (LASA), passa a atuar também na área de Química Medicinal, explorando de forma mais abrangente as possibilidades de cooperação científica com os laboratórios situados no CCS-UFRJ, passando desde então a chamar-se Laboratório de Química Bioorgânica (LQB).

Ao longo dos anos foram preparados no LQB diversos produtos naturais e seus derivados, em especial naftoquinonas, antraquinonas, pterocarpanoquinonas, pterocarpanos, cumestanos, azapterocarpanos, pterocarpenos, chalconas, lignanas, nitronas, isoxazolidinas, pirrolidinas, pirrolidonas e amino ácidos.

Alguns produtos preparados no LQB nos últimos ano anos foram avaliados in vivo, em camundongos e hamsters, como antiofídicos, antineoplásicos, antiparasitários (leishmaniose, malária, doença de Chagas) e protetores da micro-circulação. A LQB-118, uma pterocarpanoquinona de estrutura inédita planejada em nosso laboratório, foi patenteada na Comunidade Européia e EUA como anticancerígeno e antiparasitário, e licenciada pela UFRJ ao setor produtivo.

Conheça mais sobre o laboratório, as linhas de pesquisa em andamento, as cooperações científicas e os principais resultados obtidos. Veja o vídeo Laboratório de Química Bioorgânica - Passado, Presente e Futuro.